quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pesquisa de Intenção de Compra no Varejo e na Internet é divulgada

O LABFIN & PROVAR / FIA e Felisoni Consultores e Associados divulgaram hoje em uma coletiva de imprensa a Pesquisa de Intenção de Compras do Varejo, referente ao segundo trimestre do ano, de abril a junho. Os resultados mostraram que o fim do IPI reduzido e o aumento de compras a prazo provocaram uma leve queda nas intenções de compras.

De acordo com a pesquisa, que entrevistou 500 consumidores em locais públicos na cidade de São Paulo entre os dias 15 e 26 de março.

Em relação ao mesmo período de 2009, os dados avançaram 10,31% na intenção de compras. 12,4% dos entrevistados possuem a intenção de comprar algo relacionado a cine e foto, novamente o item ocupa o primeiro lugar nas pesquisas, telefonia e celulares e informática, ocupam segundo e terceiro lugar, com 12,2% e 11,4% respectivamente.

A composição das intenções de compra e gasto médio manteve um crescimento significativo em eletro portáveis, material de construção, telefonia e celulares, móveis, automóveis, eletroeletrônicos e cone e foto. Já a linha branca se manteve estável. Porém, obteve uma queda nas intenções o setor de informática e cama, mesa e banho.

De acordo com o Presidente do Conselho do PROVAR Prof. Claudio Felisoni, a intenção de utilização de crédito caiu nesta pesquisa. “O fato se teve pelo crescimento da massa real do salário médio dos consumidores que não precisam utilizar o crédito de longa data para suas compras”, informou.

Em conjunto com esta pesquisa, foram divulgados dados de Intenção de Compra na Internet, também feita trimestralmente, referente às compras em abril e junho. Houve uma queda significativa do índice de manutenção de tendência de crescimento da linha branca e queda de CDs, DVDs, livros e revistas, que anteriormente sempre eram encontrados no topo da pesquisa.

A linha de Eletroeletrônicos ficou em primeiro lugar na intenção de compra dos consumidores, com 30,2%. Informática ocupou 27,7% das intenções e livros, CD, DVD, e revista ficou com 22,9% nesta forma de compra.

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