quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O LABFIN (Laboratório de Finanças da FIA) em parceria com o Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF) está em fase de desenvolvimento de um Índice de Confianças dos Executivos Financeiros – ICEF.

O diretor responsável pela iniciativa, do lado do IBEF, é o José Claudio Securato. Do lado do Laboratório de Finanças temos o André Saito e o Nuno Fouto.

Esta pesquisa terá seus resultados divulgados em coletiva de imprensa no dia 22 de março.

André Saito, um dos responsáveis pela pesquisa explica os objetivos desta realização que o ambiente econômico financeiro extremamente volátil dificulta a mensuração e a projeção de dados que embasam o processo de tomada de decisão. Tradicionalmente, usam-se dados históricos para realizar projeções, mensurar riscos e resultados. Mas é possível que, em momentos de turbulência econômica, mudanças de cenários e outros fatores de riscos, a visão do tomador de decisão fique menos nítida e mais restrita com relação ao prazo e à segurança das projeções. Se fosse possível aos executivos discutir ou compartilhar essas projeções com seus pares, o conjunto de visões poderia proporcionar:

(i) uma visão mais representativa, (ii) maior segurança nas informações para embasar o processo decisório, e (iii) mensuração do nível de incerteza conjuntural refletida na variabilidade das respostas.
"O ICEF - Índice de Confiança dos Executivos de Finanças pretende exatamente isso: representar as opiniões dos executivos de finanças das principais organizações que atuam no Brasil, a respeito das expectativas de investimentos das empresas que dirigem ou presidem".

Ao informar as variações percentuais de suas expectativas, planos e projetos de investimento, os executivos de finanças revelam o seu grau de confiança na economia, ambiente financeiro, plano político e, portanto, no Brasil.

O ICEF tem como meta ser referência qualificada para o processo decisório de seus usuários em suas respectivas organizações Trata-se de uma iniciativa do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças de São Paulo em parceria com o Laboratório de Finanças (Labfin) da FIA – Fundação Instituto de Administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário